A RAÇA : COLLIE
A raça Collie teve sua origem na Inglaterra e se tornou a raça mais famosa do mundo em função da Lassie, protagonista de uma série de televisão, além de filmes que encantam a todos, até hoje. Aliás, é muito interessante frisar que todos os animais que interpretaram Lassie, na verdade, foram do sexo masculino, pelo fato dos machos possuírem uma pelagem mais espessa.
Por falar em pelagem, esta raça apresenta duas variedades, sendo uma de pelo longo (reto, duro e denso com subpelo macio e denso, possuindo juba e peitoral abundantes com franjas nos membros) e uma de pelo curto (liso e textura áspera com subpelo muito denso). Sua coloração pode ser zibelina (dourado claro a acaju intenso), tricolor (preto dominante com mechas fogo e marcas brancas) e Azul Merle (azul prateado, manchado e marmorizado em preto).
Esta raça tem sido utilizada como animal de pastoreiro, policial, guia para cegos e companhia, sendo um cão ativo, vivo, podendo ser equilibrado ou ansioso e tímido. É sensível, excelente companheiro, desconfiado com estranhos, mas nunca agressivo, sendo necessária uma educação firme, porém com suavidade.
Em sua vida adulta sua altura fica entre 51 a 61 cm, pesando entre 18 a 29Kg, não é um cão de cidade, mas consegue se adaptar bem, sendo que o seu espaço ideal é um local amplo para que possa fazer exercícios.
A alimentação adequada para esta raça é uma dieta a base de proteína animal, na qual pode ser encontrada nas rações de linha “Super Premium”.
As rações são suplementadas com vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento e manutenção do filhote, lembrando que a agua a ser oferecida deverá ser sempre filtrada ou mineral.
Quanto aos cuidados básicos. É um animal que necessita de escovação de 2 a 3 vezes por semana. Por ser um animal de porte grande, o cão da Raça Collie deve viver em ambientes amplos e com piso adequado (rústico, gramado), pois este tipo de piso evita o aparecimento de problemas articulares.
Todos os filhotes deverão ser vermifugados contra vermes e protozoários com medicamentos devidamente prescritos pelo Médico Veterinário responsável, além de realizar o esquema de vacinação pediátrica contra doenças infecto-contagiosas como Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirus, Parainfluenza, Hepatite infecciosa, Leptospirose (três doses de vacina com intervalo de 21 dias entre cada dose).
Ao completar 4 meses de idade deverá receber a vacina contra raiva, além de mais duas vacinas que poderão ser aplicadas juntamente coma segunda dose da vacina pediátrica (V8 ou V10), que são as vacinas contra Traqueobronquite Infecciosa Canina (tosse dos canis) e contra Giárdia (protozoário), sendo que essas vacinas são aplicadas em 2 doses pediátricas e reforço anual.
Após o esquema de vacinação pediátrica, o filhote estará totalmente imunizado, devendo receber reforço anual para o resto da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário